24/11/2010

As Melhores invenções de 2010


Ola galerinha; A revista americana Time elegeu as 50 melhores engenhocas do ano. Confira as melhores:


1º - Incubadora feita de carros reciclados


1º - Incubadora feita de carros reciclados


São Paulo – Estudantes universitários dos Estados Unidos deram utilidade a carcaças velhas de carros e criaram a Neo Nurture Incubator, um modelo de incubadora pra bebês pré-maturos e com problemas de saúde, como complicações respiratórias, infecções bacterianas ou peso abaixo do ideal.
 
Nesse sistema, o farol serve para fornecer calor, uma ventoinha do painel é usada para fazer circular o ar dentro do aparelho e uma montagem com a seta do carro forma um sistema de alarme para avisar os cuidadores sobre problemas no aquecimento. Por ser um produto de baixo custo, se comparado com os convencionais, o aparelho é uma boa alternativa para regiões mais pobres e rurais – e, por isso, ganhou o primeiro lugar na lista da Time, das melhores invenções do ano
2º - Uma lavadora que economiza 90% de água


2º - Uma lavadora que economiza 90% de água


Mais do que ser ecologicamente correta, essa engenhoca promete baixar as contas da casa. Isso porque ela usa 90% menos água do que as máquinas de lavar roupas convencionais. A empresa Xeros Ltd. criou um sistema no qual a água é substituída por grãos de polímero - uma espécie de nylon – reutilizáveis, que absorvem a sujeira, possibilitando também a economia de energia elétrica.

A lavadora funciona da seguinte forma: durante o ciclo de lavagem, dois discos – um interno e um externo – misturam o nylon com as roupas; depois, o disco externo para de girar, o que faz as partículas saírem pela tangente e se separarem dos tecidos. Quando a roupa já está lavada, basta sacudi-la para retirar os grãos restantes (cerca de 1%, segundo o fabricante). A Xeros, em parceria com a GreenEarth Cleaning, vai lançar uma versão comercial do produto no ano que vem.
3º - Primeira bactéria sintética

3º - Primeira bactéria sintética

Depois de já ter participado das pesquisas para mapear o genoma humano, o bioquímico americano John Craig Venter (foto) foi o primeiro a sintetizar uma bactéria do zero. Em uma pesquisa que durou cerca de 15 anos, Venter montou o quebra-cabeça do DNA das bactérias em um cuidadoso processo de tentativa e erro até conseguir fazer com que, sem interferência, a bactéria conseguisse se reproduzir, como outra qualquer.
 
Essa descoberta rendeu-lhe o terceiro lugar na lista também pelas portas que poderá abrir na geração de novas formas de biocombustível sintético, na aceleração da produção de vacinas e outros produtos que não são facilmente elaborados ou encontrados na natureza.
4º - A aeronave supersônica X-51A WaveRider

4º - A aeronave supersônica X-51A WaveRider


Uma parceria da Força Aérea americana com a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), NASA, Boeing e a Pratt & Whitney Rocketdyne rendeu o quarto lugar da lista: o projeto da X-51A WaveRider, um motor de aeronave que consegue viajar 965 quilômetros em 10 minutos. O objetivo do programa é desenvolver um veículo de vôo livre, que tenha potência para operar continuamente com combustível de aviação e a realização contínua de velocidades hipersônicas (acima da velocidade do som).
 
O primeiro teste, em maio deste ano, foi um sucesso. X-51A WaveRider completou o voo de combustão supersônica mais longo da história da aviação. Um avião não tripulado voou por mais de três minutos na costa sul da Califórnia, Estados Unidos. O teste foi considerado o primeiro uso, de fato, de um motor a jato movido por hidrocarbonetos.


6º - Câmera fotográfica ultrarrápida Sony Alpha A55

5º - Câmera fotográfica ultrarrápida Sony Alpha A55


Com uma tecnologia de “espelhos transparentes”, a Sony Alpha A55 consegue captar imagens nítidas mesmo de objetos em movimento acelerado. Além disso, a estabilidade do espelho transparente interno permite tirar até dez fotos por segundo sem borrar a imagem.
 
Como se não bastasse, diferentemente de câmeras fotográficas digitais comuns, esse aparelho também pode filmar em alta definição, com 16.2 MP (megapixels), e tem um visor LCD de três polegadas que gira e dobra. Por causa de sua tecnologia avançada, a Sony Alpha A55 é menor e mais leve do que os outros modelos “irmãos” da Sony. Todos esses atributos renderam a ela o 6º lugar na lista de melhores invenções da Times.

6º - Um robô que salva vidas


7º - Um robô que salva vidasEmily não é uma moça responsável por resgatar banhistas no mar. Ela é, na verdade, um robô salva-vidas e seu nome é a abreviação de “Emergency Integrated Lifesaving Lanyard” (Cordão salva-vidas integrado de emergência, em tradução livre). O aparelho foi testado nas praias dos Estados Unidos e, graças a um motor de propulsão semelhante ao de um jet-ski, é capaz de “nadar” a uma velocidade de cerca de 40 quilômetros por hora – até 15 vezes mais rápido do que um ser humano. 
 
Emily possui um radar capaz de identificar movimentos abaixo da superfície da água, que podem ser associados a nadadores em perigo, e seu controle é feito remotamente. O robô ainda conta com câmera e alto-falantes, para que o salva-vidas na praia possa falar com a vítima durante o resgate. Quando a vítima é identificada, o robô vira uma boia, para transportá-la até terra-firme. A nova versão de Emily estará à venda no ano que vem, por 3.500 dólares (aproximadamente 6.200 reais).

10º - Um dispositivo para celular que lê cartões de crédito

7º - Um dispositivo para celular que lê cartões de crédito


Criado pelo co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, o Square não deixa ninguém levar calote. Com um pequeno leitor de cartão magnético, o dispositivo, acoplado em um smartphone, é capaz de realizar transações financeiras por cartão de crédito. A invenção pode ser usada em aparelhos com sistema operacional Android e no iPhone, iPod Touch e iPad, da Apple, sem a necessidade de contratar os serviços de uma empresa especializada em cartões.
 
Os usuários do Square não precisam assinar contratos e não há taxas ou custos adicionais. Nem papel para o recibo é necessário, já que, ao finalizar o pagamento, a confirmação aparece na tela do aparelho e é enviada para o e-mail do comprado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o que vossa senhoria tem a dizer??

Share

Postagens mais acessadas